Respondido por Marcelo Cherto, especialista em vendas
Um bom vendedor jamais deve atender o celular enquanto estiver conversando com um cliente, a não ser que seja uma chamada já esperada, sobre um assunto urgente e de suma importância, sobre a qual ele já tenha prevenido o cliente no início da conversa.
Um bom vendedor nunca deve fazer perguntas cujas respostas poderia encontrar facilmente na internet. Dá impressão de desinteresse e amadorismo.
Um bom vendedor jamais deve discutir política, religião ou futebol com
seus clientes. Esses assuntos a gente só deve discutir com amigos próximos e
olhe lá.
Um bom vendedor nunca deve falar mais do que ouve ou portar-se com arrogância ou desinteresse.
Um bom vendedor nunca deve se considerar um fracasso. Deve encarar cada insucesso como uma oportunidade de aprender algo novo: uma nova abordagem, um novo argumento de venda, uma nova “pergunta poderosa” a ser incluída em seu repertório ou uma nova visão do mundo (ou de um problema específico).
Um bom vendedor jamais deve mentir. Se não for honesto por virtude, que
o seja por esperteza. Afinal, o mundo está cada vez menor, os clientes estão
cada vez mais informados e a internet deixa qualquer mentira com as pernas cada
vez mais curtas. Se mentir, o vendedor logo será desmascarado e sua
credibilidade irá a zero. Quem não tem credibilidade não pode sequer se
considerar um vendedor.
Marcelo Cherto é presidente do Grupo
Cherto, membro da Academia Brasileira de Marketing e autor de livros, como
Somos Todos Vendedores.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/o-que-um-vendedor-nunca-deve-fazer
Muito bom!!
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